Reclamar é um costume inerente do ser humano, mas não traz nenhum benefício! Reclamar significa clamar para que aconteça de novo! Toda vez que você reclama de algo, esse algo tende a se repetir com mais frequência até tornar-se um ciclo vicioso.
Então se você deseja mudar sua vida imediatamente, pare de reclamar. Se você chegou até esse artigo, provavelmente o seu costume de reclamar já está te incomodando. O incomodo é o primeiro passo para a mudança, agora você precisa de conhecimento para começar a agir contra a reclamação, e é isso que quero te dar aqui.
Talvez você já tenha tentado parar de reclamar, porém pouco tempo depois voltou tudo de novo. Provavelmente utilizou técnicas não tão apuradas, mas não desista, vamos aprender uma nova técnica aqui.
A maior parte das pessoas falha em parar de reclamar quando tentam eliminar esse hábito negativo, mas apenas eliminá-lo não irá trazer resultados duradouros. O que irá acontecer é que você irá sustentar alguns dias, porém irá ficar acumulado e uma hora vai explodir.
Por isso o segredo para você reduzir as suas reclamações é fazer uma substituição, troque o costume de reclamar pelo hábito de agir. A reclamação, nada mais é do que dar foco no que está errado. Quando você começa a agir, você dá foco na solução do problema e não fica parado no erro.
Um exemplo: Se o seu marido deixou a toalha na cama pela milésima vez, ao invés de você reclamar por ele ter feito isso (foco no erro), pegue a toalha e estenda (foco na solução).
Nós não reparamos, mas você gastaria muito mais energia discutindo o porque de ele não ter estendido a toalha do que simplesmente estendendo-a.
Atente-se para as pessoas mais próximas
A maioria das nossas reclamações é por causa de pessoas, e principalmente pessoas muito próximas a nós. Então quero deixar uma frase pra você que irá te incentivar nessa sua empreitada de parar de reclamar: ” Nós não temos o poder de mudar as pessoas, mas temos o poder de piorá-las, caso as critiquemos!“
É isso mesmo, a crítica não muda ninguém, só piora as pessoas, você já deve saber disso. Todas as vezes que você faz uma crítica, por mais que seja construtiva, ela inevitavelmente soa para a outra pessoa desse forma: “eu sou melhor do que você, por isso to te dando esse toque.” Por isso pouquíssimas pessoas estão realmente abertas a crítica.
Vigie as suas emoções, anote em um papel as pessoas que mais tem o poder de te tirar do sério e te fazer reclamar. Isso ajudará o seu cérebro a ficar em sinal de alerta quanto aquela pessoa. E se você vigiar a sua emoção, quando ela começar a ficar latente, terá a possibilidade de alterar a ação de negativa para uma ação positiva.
Logo, não é possível eliminar a reclamação e sim substituí-la por uma ação positiva (solução). Isso acontece porque o nosso cérebro não gosta muito de eliminação e sim de substituição.
Uma pessoa que deseja parar de ser sedentária, tem que substituir seu sedentarismo por movimento ou exercícios; uma pessoa que deseja parar de falar muito, pode substituir pelo hábito de ler, toda vez que desejar falar.
A eliminação traz o acúmulo e o acumulo traz a explosão em pouco tempo.
Lembre-se, substitua a reclamação por uma ação de solução. Mude o foco do negativo para o positivo.
Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário ou veja o Artigo: Mente Organizada – Aprenda como ter uma!
Concordo plenamente, vou fazer o exercício de substituição