O Método Easy foi criado pela enfermeira britânica Tracy Hogg que é autora do Livro “Os Segredos de uma Encantadora de Bebês”.
O Método fala basicamente que devemos criar uma rotina para o bebê e seguir essa rotina a risca.
Pois a medida que repetimos essa rotina todos os dias, então as coisas ficam muito mais fáceis tanto para o bebê como para a mamãe.
Os 4 passos do Método Easy:
Eat (comer) – é a hora da refeição. Você precisa alimentar o bebê sempre no mesmo horário e de 3 em 3 horas.
Activities (atividade) – são as atividades realizadas com o bebê, logo depois de comer. O método é bem enfático quando instrui a não deixar o bebê dormir após a alimentação e sim fazer alguma atividade. Essa atividade pode ser: trocar a fralda, brincar, passear, fica a sua escolha. Essa estratégia de não deixar o bebê dormir após a alimentação é porque o bebê não pode assimilar comer com dormir, nessa ordem. Pois com isso criará uma necessidade de sempre dormir após a alimentação e então ele sempre precisará do peito para dormir e isso exigirá muito mais da mamãe.
Sleep (dormir) – é a hora da soneca do bebê. Porém é bom lembrar que faz parte do comprimento do método, o bebê não poder dormir no peito da mamãe, para a criança não associar o sono com o peito. Isso para o bebê não ficar tão dependente do peito da mãe e isso trazer um grande desgaste.
You (você) – a medida que a mamãe cumpra as três etapas anteriores, então é muito provável que o bebê tenha menos dependência. E com isso terá mais facilidade para dormir sozinho. Com isso a mãe tem um tempo livre para cuidar de suas próprias necessidades e demandas.
Importante:
É importantíssimo que o método seja fielmente cumprido, pois no início sempre será complicado, até se tornar uma rotina. Lembre-se “primeiro você faz os hábitos e depois os hábitos fazem você”.
Porém muitas mamães tem muita dificuldade em cumprir o método e acabam desistindo. Então gosto de lembrar que a rotina é sempre a melhor opção. A rotina faz o cérebro humano agir no automático e isso economiza energia.
Ex: Você já saiu de casa e no meio do caminho teve a sensação de não ter trancado a porta? Provavelmente sim! Isso acontece porque você tem uma rotina de fechar a porta ao sair e o seu cérebro já faz isso no automático, ou seja, você não precisa pensar para fazer isso, logo, não gasta energia.
A Rotina irá trazer esse mesmo benefício para o bebê e a mamãe.
Alternativa da Livre Demanda
Mas a grande dúvida das mães é de o bebê não se adaptar em comer de 3 em 3 horas, o q fazer?
Aconselho que utilize a Livre Demanda, ou seja, dê o alimento todas as vezes que o bebê pedir e anote em um caderninho os horários. Passe a observar se todos os dias os horários coincidem e então deixe o bebê criar a própria rotina de amamentação ou papinha.
Mas, mesmo utilizando a Livre Demanda é importantíssimo que você siga a risca a ordem do Método E A S Y:
1° – Comer;
2° – Atividade;
3° – Dormir e;
4° – Cuidar de você.
Então a grande sacada é, tente o Método Easy completo, porém se não rolar, então use um pedacinho da Livre Demanda para o próprio bebê criar sua rotina de amamentação.
Já pensou em trabalhar com Organização Baby? Conheça o Curso Baby Organizer & Mom Planner.
Ainda não sabe o que faz uma Baby Organizer? Descubra tudo no Artigo: O que é Baby Organizer e Baby Planner?