Hoje vamos falar de um assunto extremamente importante, porém a maioria das pessoas só conhecem de ouvir falar, Inteligência Emocional.
Se você chegou até aqui, ou até mesmo buscou esse tema, eu nem preciso saber aonde você quer chegar, mas sei que você está no caminho certo.
Primeiro vamos aprender o que significa Inteligência Emocional, ou também conhecida como Q.E (Quociente Emocional). Nada mais é do que você conseguir ser inteligente nas suas emoções. Muitas vezes ser emocionalmente inteligente é prestar a atenção nas suas emoções e controlá-las.
Provavelmente ninguém nunca te falou da extrema importância de prestar atenção nas suas emoções, pois se você está atento a elas, é um bom sinal de que você irá controlá-las quando precisar. E vai por mim, isso vai te tirar de muitos apuros e fazer uma grande diferença na sua vida.
Uma pessoa emocionalmente imatura, faz tudo que dá na telha e consequentemente essas atitudes lhe causam muitos arrependimentos e remorsos.
A Sabedoria e a Inteligência Emocional
Muito se fala que uma pessoa com um alto Q.E, ou seja, com um alto nível de Inteligência Emocional é uma pessoa com verdadeira Sabedoria. Ou seja, a sabedoria está ligada a inteligência emocional.
Se ligarmos os dois pontos, sendo o primeiro ponto o fato de uma pessoa que tem Inteligência Emocional saber controlar suas próprias emoções e o segundo ponto que diz que a sabedoria é justamente controlar suas emoções.
Conforme vemos na bíblia, não falando de religião, mas vendo como o livro mais lido do mundo, menciona que: “Um homem paciente dá sinal de grande sabedoria”. O que é um homem paciente? É justamente que controla as suas emoções.
Pois homens pacientes também passam por dias difíceis, mas eles possuem um “pavio longo” já o insensato possui um “pavio curso”, como a bíblia diz que: “O tolo expõe toda a sua ira”, e quem é o tolo? É justamente aquele que não controla suas emoções.
Por isso se iguala a Inteligência Emocional com a Sabedoria. Mas a sabedoria sempre existiu, já o termo Inteligência Emocional foi criado pelo Psicólogo extremamente renomado Daniel Goleman, que explica em alguns dos seus livros, como se adquirir Inteligência Emocional.
Posso Adquirir Inteligência Emocional?
Antes de te falar se é possível adquirir Inteligência Emocional (Q.E) eu quero te falar sobre o Q.I que é o Quociente de Inteligência. Já reparou que existem pessoas mais inteligentes do que outras e que não é por estudar mais, é simplesmente porque elas nasceram com o Q.I mais elevado?
É isso mesmo, o Q.I você nasce com isso e não muda! Mas eu tenho uma notícia pra te dar! Pesquisas provam que o Q.I ajuda apenas em 20% do sucesso de uma pessoa, pois os outros 80% são determinados pelo Q.E (Inteligência Emocional).
E o Q.E você pode adquirir e aumentar, buscando conhecimento, aplicando e principalmente dando inteligência as suas emoções. “O homem que controla a sua alma/emoções é mais forte do que aquele que controla toda uma cidade.”
Muito se falou ao longo dos anos que o ser humano é um ser racional. Porém a cada dia que passa a ciência se convence que somos seres emocionais.
Observe suas Emoções
O primeiro passo que você pode dar para elevar o seu Q.E é criar o hábito de observar as suas emoções. Tenho um artigo onde ensino Como Mudar Hábitos.
E como observar suas emoções? Primeiro você precisa saber que existe em todo ser humano, duas mentes:
– Mente Consciente – que abriga a nossa razão, é o nosso lado racional, que analisa tudo. Como por exemplo: Tenho $ 200,00 para passar o mês, mas passeando no shopping vi uma bolsa de $ 180,00. É a sua Mente Consciente que fala: “Por favor, não compre”. Porém, ficamos apenas 10% na Mente Consciente.
– Mente Subconsciente – abriga as nossas emoções, é o nosso lado emocional e ficamos 90% nessa mente. Conforme o exemplo que mencionei acima, onde você tem $ 200,00 para passar o mês e quer comprar uma bolsa de $ 180,00. Tendo a emoção de ver aquela bolsa e se imaginar com ela, a sua Mente Subconsciente vai falar: “Por favor, compre, pois você vai arrasar.”
Entende porque somos seres emocionais, pois ficamos apenas 10% na razão (mente consciente) e 90% na emoção (mente subconsciente). É por isso que a vendedora da loja faz de tudo para você experimentar aquela bolsa. E se ver no espelho com ela, pois o bom vendedor vende para a emoção.
Controle suas Emoções
Agora que você já entendeu o que é Mente Consciente e Mente Subconsciente. Vamos falar de observar as suas emoções, pois elas podem te vender e te colocar em maus lençóis.
Cada Pensamento gera um Sentimento que gera uma Atitude que gera um Resultado. É sempre assim Pensamento -> Sentimento -> Atitude -> Resultado.
Já aconteceu de você estar se sentindo cabisbaixo, triste, melancólico e não saber nem porque? Lembra que falei que você fica 90% no subconsciente? Ou seja, na maioria das vezes você não sabe nem o que está pensando!
Só que esse PENSAMENTO vai gerar um Sentimento que vai gerar uma Atitude que vai gerar um RESULTADO. É nesse resultado que você tem que ficar atenta.
Pois se o resultado é você está cabisbaixo, que é uma emoção ruim, então é porque tudo começou lá no pensamento.
Então qual é o remédio? Assumir o controle e mudar os pensamentos para pensamentos bons, isso é observar suas emoções.
Eu queria falar muito mais sobre esse tema, pois acredito muito em sua importância. O Livro do Daniel Goleman tem mais de 300 páginas explicando sobre isso. Aqui passei só um pequeno resumo para incentivar você a buscar muito mais.
Porém, se você tiver alguma dúvida, deixa seu comentário aqui embaixo, que será um grande prazer te ajudar!