Aqui vou deixar algumas dicas que irão te ajudar e muito a reduzir a quantidade de papel na sua casa através da Digitalização de documentos. O que será muito bom para a Organização na sua vida.
Digitalizar – pegar tudo que é impresso e jogar para dentro do computador, ou seja, transformar um impresso em digital.
CamScanner – é um aplicativo excelente para utilizar no seu celular e conseguir digitalizar tudo com muita facilidade.
Nuvem – é um serviço gratuito ou pago onde você tem grande espaço de armazenamento para guardar tudo que é digital em um lugar altamente seguro e com o índice de perda quase zero.
1 – habilite no seu banco (no internet banking ou em caixas eletrônicos) os envio dos recibos de débito para o celular (via sms) e não peça mais segunda via;
2 – Cancele assinaturas de revistas impressas troque por edições eletrônicas;
3 – Digitalize a papelada, utilize para isso escâner, tablet, celular ou a sua câmera digital;
4 – Usar digitalização de documentos quando precisarem ser revisados por outras pessoas, então use os serviços do Google Drive ou o Editorially;
5 – Em vez de usar papel para secar as mãos no seu ambiente de trabalho ou em casa, habitue-se a usar sua própria toalhinha;
6 – Faça downloads de livros em seu computador, tablet ou celular ou outro e-reader (leitor digital) e doe os similares de papel.
7 – Digitalize fotos antigas e doe as originais para familiares e amigos;
8 – Quando comprar algum aparelho eletrônico ou eletrodoméstico, digitalize o manual. Depois recicle a versão impressa;
9 – Em vez de escrever uma lista de produtos que deseja adquirir (mercado, livros, roupas…), crie um grupo no whatsapp contendo você e seu marido ou seu filho e escreva tudo nesse grupo;
10 – Digitalize os desenhos e os trabalhos de escola do seu filho e recicle-os. Se tiver apego material, mantenha o mais recente pendurado com um imã na geladeira;
11 – Digitalize suas receitas preferidas e organize-as em seu computador, e jogue até mesmo para o seu celular para facilitar a visualização;
12 – Digitalize suas contas pagas para tê-las sempre que precisar comprovar algum pagamento. Se não quiser jogar fora depois de digitalizar, guarde-as por no máximo 5 anos;
13 – Digitalização de documentos antigos;
14 – Digitalize cartas antigas e envie-as de volta aos seus amigos, como recordação;
15 – Digitalize um pouco todos os dias, recebemos uma quantidade muito grande de papel e, se acumularmos, acabaremos com uma pilha gigantesca;
16 – Faça sua lista de compras digitalmente crie um grupo no whatsapp chamado “Compras do mês” e escreva tudo ali;
17 – Digitalize apostilas, notas de aulas, resumos, mapas mentais etc… Garantindo o acesso remoto a esses materiais;
18 – Pague suas contas pelo internet banking e não imprima o comprovante. Salve-o. Se algum dia precisar imprimir. Mas de qualquer forma o banco deixa disponível por muito tempo;
19 – Crie notas com todos os seus contatos e livre-se da agenda telefônica de papel;
20 – Digitalize atestados, exames médicos e receitas;
21 – Digitalize seus diários antigos e recicle-os. Comece a fazer seu diário atual digitalmente;
22 – Tire fotos dos folhetos de supermercado ao invés de pegá-los;
23 – Digitalize seus certificados de conclusão de cursos diversos, para tê-los sempre a mão quando precisar;
24 – Mantenha seu currículo atualizado em uma nota e, quando precisar enviar por e-mail, basta compartilhar;
25 – Digitalize a carteira de vacinação e os exames dos seus filhos para tê-los sempre com você quando o pediatra solicitar.
Importante: Tudo que você digitalizar e que for muito importante, coloque na nuvem. Você pode criar uma pasta chamada Digitalização de documentos.
Alguns provedores como o Google, Outlook entre outros te dão até 15 Gigabytes na nuvem gratuitamente.
Basta você criar um e-mail na plataforma deles e já receberá esse espaço disponível.
E com todo esse espaço dá pra guardar muitos documentos com segurança e com taxa de perda quase zero. Muito mais seguro do que guardar até mesmo na sua gaveta.
Veja também nesse blog os 5 Hábitos das Pessoas Bem Sucedidas e Organizadas. E descubra que organizar não é nenhum bicho de sete cabeças.
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