O Cronograma da gestação serve para planejar a vida da gestante. Com tudo devidamente organizado ela poder relaxar e gozar de uma gravidez saudável, sem preocupações.
Um cronograma da gestação bem executado fará com que o novo herdeiro chegue ao mundo e encontre um quarto arrumado, um guarda roupas organizado e uma família pronta para recebê-lo.
Uma curiosidade é que, segundo especialistas, o primeiro trimestre da gestação é o mais desafiador para o embrião, pois é nesse tempo que podem ocorrer algumas complicações. Por isso gosto de informar às mamães que nesse período não conte para todo mundo sobre a gravidez, somente para os bem próximos.
Isso irá resguardar a mamãe no caso de um eventual aborto espontâneo, pois a mesma terá que comunicar o ocorrido a todos e estes farão muitas perguntas e questionamentos, o que atrapalha muito nesse momento de fragilidade.
Se você é uma Baby Organizer, deve ter muita cautela em falar isso para a gestante, sugiro que apenas peça para que ela ainda não conte para ninguém nesse primeiro trimestre.
Após os primeiros 3 meses, é hora de dar a boa notícia a todos! Se a mamãe trabalha de carteira assinada, é hora também de comunicar ao seu chefe. Nunca deixe para informar a empresa quando a barriguinha começar a crescer ou depois de contar para algum colega de trabalho, seja sempre a primeira a dar esse notícia ao seu chefe.
Fazendo isso, você ganhará a confiança e se precisar faltar o trabalho por conta da gravidez, ficará mais fácil de seu chefe entender.
Passadas essas primeiras orientações, então vamos aos 10 primeiros passos a serem tomados seguindo o Cronograma da Gestação.
10 Passos do Cronograma da Gestação
1 – Procurar um Obstetra
O ideal é ser acompanhada por somente um obstetra durante toda gestação. Opte por ser acompanhada por um obstetra de sua confiança ou que seja indicado por seus familiares e amigos.
Informe ao obstetra todos os seus planos para o nascimento e nesse momento já esteja decidida se será parto normal ou cesárea. Mas entenda que imprevistos podem acontecer e sempre ouça o seu obstetra. Exponha também sua opinião sobre a anestesia.
Algumas mulheres preferem sem anestesia, mas essa decisão pode mudar na hora do parto, então é bom ter um anestesista de plantão durante o parto.
Caso opte pela anestesia, então é indicado conversar com o anestesista até no máximo a 26° semana de gestação.
2 – Agendar os exames essenciais
É importantíssimo ter todo o planejamento do pré natal, se você é mamãe e não sabe fazer isso, então peça a sua Baby Organizer e ela planejará tudo pra você. Uma rotina planejada tira toda a ansiedade da gestante.
3 – Escolher o Hospital ou Maternidade que irá realizar o parto
A escolha do local de nascimento do bebê é uma parte importantíssima. Dê preferência a um local indicado por alguém próximo a você ou indicação do seu próprio obstetra. Mesmo com as indicações, é interessante que você visite o Hospital/Maternidade ou peça para a sua Baby Organizer fazer isso.
Caso seja a sua Baby Organizer que fará essa visita, liste para ela os pontos mais importantes que você procura em um Hospital/Maternidade e ela te entregará um relatório. É sempre bom prezar por um local onde você e seu obstetra consigam chegar o mais rápido possível, mesmo com o trânsito intenso.
A escolha do local de nascimento deve ser feita no máximo até a 26° semanas de gestação. Sugiro que todos os preparativos sejam resolvidos o quanto antes, pois isso diminuirá bastante a ansiedade durante a gestação. Uma Baby Organizer é imprescindível nessa fase.
4 – Definir o tipo de parto
Saber se o seu parto será normal ou cesárea logo no início da gestação será essencial para todos os preparativos físicos e psicológicos. Isso te dará tempo para estudar mais sobre o parto escolhido.
Além disso, todos os profissionais a sua volta poderão se programar com maior antecedência. Mas lembre-se de sempre ouvir o seu obstetra, se ela falar que não será possível tal parto, ele sabe o que está fazendo.
5 – Decidir sobre o Chá de bebê ou de fraldas
Caso opte por fazer o seu Chá, então tudo será programado com antecedência para o evento.
Saber a data, local, quem irá participar, qual será o tema e etc… Preparando tudo com antecedência, você terá menos estresse e economizará muito mais.
6 – Preparar a Casa
Assim que a mamãe volta pra casa com o seu bebê, toda a sua atenção passa a ser do novo integrante da família. Por isso é bom deixar a casa já preparada para recebê-lo.
Ter o quarto do bebê e o quarto da mamãe organizados, para que ela não gaste muito tempo ou se perca. A Baby Organizer tem as técnicas necessárias para deixar tudo funcional e prático para as boas vindas.
7 – Preparar a segurança da casa
A segurança da casa será feita com base em um planejamento a longo prazo de no mínimo 5 anos. Pois o bebê irá crescer e começará a ter acesso a vários itens que poderão ameaçar sua segurança como, tomadas, janelas, fogão, entre outros.
Por isso, fazer tudo pensando em longo prazo será imprescindível.
8 – Preparar o Enxoval
É recomendável você ter um Checklist do Enxoval (baixe aqui), pois é bom saber tudo que seu bebê irá precisar nesse primeiro momento. O enxoval começa desde o início da gestação.
Você pode ir comprando aos poucos tudo que precisa. A importância do Checklist é te orientar nas suas compras e saber o que precisa no chá de bebê. Tudo que é planejado gera economia.
9 – Montagem da Mala da maternidade
O meu conselho é que a mamãe esteja com a mala da maternidade pronta entre a 35° e 36° semanas. Se instrua com seu obstetra sobre quais itens devem ser colocados na mala da maternidade. Deixe sua mala já no carro e se possível já instale a cadeirinha do bebê.
10 – Mala da Mamãe
A mala da mamãe também deve estar pronta entre 35° e 36° semanas. Lembre-se de levar mais pijaminhas pra você, pois pode ocorrer de vazamento do leite.
Não esqueça também que você receberá visitas. Assim como a mala da maternidade, a mala da mamãe deve ficar no carro, já prontinha para ir para a maternidade.
Enfim, esses são os 10 passos que você pode utilizar no Cronograma da Gestação para tirar uma boa parte de ansiedade que vem nesse momento. Se possível, tenha uma Baby Organizer para te orientar e permitir que você aproveite ainda mais esse momento mágico.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a profissão de Baby Organizer que vem crescendo no Brasil. Participe da MasterClass Baby Organizer [Gratuita].
Deixe seu comentário caso tenha ficado alguma dúvida ou se deseja saber sobre algum assunto específico na área de Organização.