Livre Demanda é uma expressão utilizada para explicar o hábito de dar de mamá para o bebê sem horário marcado, ou seja, o bebê chorou e você dá o peito.
A livre demanda entra em confronto com a teoria que diz que o bebê deve mamar de 3 em 3 horas, que é mais ou menos o horário que ele começa a sentir fome. Nessa teoria aconselha-se que mesmo que o bebê sinta fome, não é para amamentar antes do período de 3 horas.
A livre demanda é mais utilizada atualmente, pois acredita-se que você deve além de amamentar o bebê na hora que ele sentir fome, você também deve anotar os horários de cada amamentação.
Fazendo isso diariamente, você irá ter uma ideia dos horários em que o bebê sente fome. Esses horários irão servir somente para o controle da mamãe e para que ela se programe melhor. Nada a impedirá de que se o bebê sentir fome em horários totalmente diferenciados, de a mamãe amamentar.
Crie uma rotina
A escolha da teoria das 3 horas ou da Livre Demanda deve ser escolhida pela mãe. Mas independente da escolha que a mamãe fizer, é importantíssimo buscar sempre seguir uma rotina.
A rotina, por mais que muitas pessoas falem o contrário, é importantíssima para nós adultos e também para as crianças. Por isso na livre demanda indicamos as anotações dos horários de amamentação do bebê.
Para complementar a Livre Demanda, já que estamos falando de rotina, sugiro que siga os passos do Método Easy. Esse método vai te ensinar a criar uma rotina mais, leva para você e o bebê.
De antemão posso te dar uma dica que é de não acostumar o bebê a dormir no peito. Faça alguma atividade com ele após a amamentação. Isso irá deixar o bebê mais independente e isso aumentará sua qualidade de vida durante o período da amamentação.
Se quer saber mais sobre como criar uma rotina, sugiro que leia o artigo Método Easy – criando a rotina do bebê.
Deseja se especializar em Organização Baby? Conheça o Curso Baby Organizer & Mom Planner.