Para falarmos de Organização Pessoal, primeiro devemos saber que todas nós somos múltiplas quando falamos sobre papéis que exercemos na vida. Seja profissional, mãe , esposa, amiga , chefe… a lista pode ser grande, mas é de extrema importância refletir sobre eles.
E também identificar quais papéis estamos exercendo no momento para organizar de fato os objetivos e as prioridades.
Talvez você esteja se perguntando: “Por que isso é importante na hora de se organizar ou realizar o processo da organização pessoal?”
O fato é que somente com esta análise inicial você poderá distribuir o seu tempo, dar atenção ou gerar organização em todas essas esferas.
A maneira mais simples de conseguir fazer a análise dos papéis que desempenhados é, pegar uma folha de papel, escrever no centro dela o seu nome e ao redor ir fazendo algumas setas escrevendo cada área de foco em sua vida no momento.
Desse modo você terá a visão geral do que deve priorizar, e distribuir ações e tempo que irão equilibrar esse mapa da organização.
Após o mapa, o próximo passo é estabelecer metas ou objetivos para cada área que envolve sua vida. Acredite, organizar-se está diretamente ligado com a ação de definir quem você deseja ser e o que deseja alcançar em sua vida.
Defina Metas e Objetivos
Nossas metas e objetivos nos ajudam a atribuir ‘sentido’ a tudo que estejamos fazendo. Com apenas estas reflexões, quantas atividades inúteis ou que bagunçam o seu dia, você poderia riscar da sua agenda hoje?
Metas e objetivos se tornam motivos para tomada de ações de mudança de comportamento ou de aumento de produtividade. Por exemplo: – se você é uma pessoa que se atrasa com muita frequência, se sente sem tempo para nada ou que chega ao final do mês sem conseguir pagar a maioria das contas! Com o simples ato de definir alguns objetivos como por exemplo: passar em um concurso público, abrir sua própria empresa, fazer um curso de inglês…Irá gerar atitudes diferentes como buscar acordar mais cedo, guardar mais dinheiro, usar checklists de tarefas entre outras.
Aprenda a Descartar
O segundo passo que considero primordial para quem deseja começar a se organizar é, aprender e fazer um descarte ou destralhe em cada grupo de objetos que reúne ao seu redor. Seja em seus documentos ou papelada física, ou guarda-roupas da sua casa.
Descartar o que perdeu sua utilidade é de suma importância para quem deseja ter a organização presente em sua vida.
Mas isto é um passo que para muitos pode ser bem difícil, mas lembrando, se a organização ou uma vida organizada é de fato uma prioridade pra você, realizar este segundo passo será o próximo degrau rumo ao seu ‘objetivo base’.
O terceiro e último passo seria buscar um método de organização para guiá-la no processo. Atualmente eu utilizo o Método GTD de Produtividade, que é um método que te ajuda a não perder tempo com aquilo que não é ponte para alcançar seu objetivos.
Ele é simplesmente uma ferramenta fantástica que nos ensina a usar o tempo de forma eficiente, reduzindo drasticamente a procrastinação e a desordem da sua vida como um todo. Se você quiser saber mais sobre o Método GTD você encontra nos artigos aqui do Blog.