Atualmente produtividade um assunto necessrio na vidas das pessoas, pois estamos com muitas tarefas, mas com pouco tempo para realiz-las.
Faz-se necessrio uma boa organizao do tempo para poder evoluir. Afinal hoje estamos vivendo em uma esteira, ou seja, todos que esto parados, no esto somente parados, mas sim regredindo.

Um mtodo muito utilizado e reconhecidamente eficaz para mudar esse quadro o GTD (Getting Things Done). Criado pelo norte americano David Allen, autor do Besta Seller “A Arte de Fazer Acontecer”, onde o mesmo tambm explica o funcionamento completo do mtodo.

O GTD explicado por horas no seminrio de David Allen e muitas folhas do seu livro. Por isso aqui nesse artigo vou explicar os 5 passos que so um resumo breve e que j ir te ajudar no que diz respeito a produtividade.

No Brasil quem nmero um no Mtodo GTD a Thais Godinho, autora tambm do livro e do Blog Vida Organizada.

Os 5 Passos do GTD para Produtividade:

1 – Capturar – devido ao fato de estarmos na era da informao, ento natural que estejamos sendo bombardeados de informaes a todo momento. Logo o nosso crebro ainda est se adaptando a essa grande quantidade de informaes. Por isso muito importante voc capturar qualquer informao na hora que ela for processada na sua mente. No espere, anote em um lugar seguro aquela ideia, pois ela pode no voltar mais. Para fazer essas anotaes, voc pode utilizar um bloco de notas, celular, computador ou qualquer lugar que voc tenha acesso com mais frequncia.

2 – Esclarecer – nessa etapa voc ir desenvolver aquela informao que voc capturou, ou seja, ver tudo que pode ser feito e como pode ser feito. a hora de pensar nas possibilidades, se essa informao vlida ou no, se vai tocar pra frente ou parar por ali.

3 – Organizar – passados os dois pontos acima e decidido que vai levar a informao adiante, ento a hora de organizar os pontos para torn-la vivel. Nessa fase voc coloca tudo em ordem para que no momento da ao voc tenha tudo bem claro do que deve ser feito. Enfim, tudo que voc puder fazer, que depende de voc para organizar a informao, nesse momento. Se voc no se considera uma pessoa organizada, fica tranquila, pois o GTD ir clarear muito a sua viso sobre organizao.

4 – Refletir – aqui voc ir fazer uma reviso frequente dos seus projetos que voc j capturou, esclareceu, organizou, mas que ainda no finalizou. As vezes o projeto demora a acontecer, pois est dependendo de outros fatores ou at mesmo de outras pessoas. Mas se voc estiver por dentro de tudo que est acontecendo, ento fica mais fcil voc ter o controle para que no caia no esquecimento ou morra.

5 – Engajar – fazer o que deve ser feito, pegar tudo que foi feito nos passos acima e executar.

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