Atendimento ao cliente

Atendimento ao Cliente – A chave do seu negócio

Quem nunca sofreu com o serviço de Atendimento ao Cliente de alguma empresa ou estabelecimento que atire a primeira pedra !!!

Infelizmente hoje em dia estamos com um enorme problema no atendimento. Isso não se resume apenas as grandes cidades, mas também cidades menores.

Os donos de muitas empresas estão dando muito foco em vender ou prestar serviço e estão esquecendo de implantar mais esforços no bom atendimento.

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Porém implantar um bom atendimento no seu negócio hoje já é uma forma de sair bem a frente do seu concorrente. Há alguns anos atrás tratar bem o cliente era visto como o dever de quase todas as empresas, porém hoje é o privilégio de poucas empresas.

Criei este artigo para te mostrar algo que já está muito normal na nossa sociedade, que é o fato de muitos clientes estarem insatisfeitos e carentes, sendo capazes de pagarem até o dobro do valor de um produto ou serviço apenas por ser bem atendido.

O Atendimento ao Cliente nos dias de hoje é uma brecha no mundo dos negócios, então se você tem um negócio que atende pessoas é importantíssimo implantar um bom atendimento na sua empresa.

Dificuldade do Atendimento ao Cliente

Se você trabalha sozinho, ou seja, se você é toda a empresa, fica um pouco mais fácil de implantar um bom atendimento. Basta apenas você ter consciência que clientes satisfeitos sempre voltam e isso trará “estabilidade” para o seu negócio.

A grande dificuldade está quando sua empresa já possui alguns ou muitos funcionários. Nesse caso você precisa trazer o FOCO no bom atendimento para dentro da sua corporação. É aconselhável que o bom atendimento seja uma das missões da empresa e tenha quadros ou pequenos cartazes espalhados pelo estabelecimento. Com isso o seu funcionário estará em contato constante com a forma de como deve proceder.

“Tudo que precisa ser feito constantemente, tem que ser visto constantemente”.

Geralmente o Grupo estratégico de uma empresa (diretores, presidentes, sócios), tem um bom conhecimento sobre as formas de satisfazer seus clientes. Porém nem sempre são eles que atendem a tais clientes e, quem geralmente faz esse atendimento é o Grupo Operacional (Aux. Administrativos, Gerentes, Recepcionista) e infelizmente esse grupo, se não for muito bem treinado e motivado, irá passar todo seu descontentamento para o cliente.

Um cliente satisfeito faz um ótimo Marketing boca a boca e fala bem da sua empresa para em média 3 pessoas. Já um cliente insatisfeito faz um Marketing boca a boca ainda maior, ele fala mal da sua empresa para pelo menos 12 pessoas, ou seja, para mais do que o dobro do exemplo anterior.

E de 12 em 12, que aparentemente um um número pequeno, a sua empresa acaba perdendo milhares de possíveis clientes no final.

Então, minha dica pra você é, “Faça o possível para deixar o máximo de clientes satisfeitos e o nome e reputação da sua empresa se espalhará”. Clientes satisfeitos são uma das melhores formas de Marketing que existe.

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